SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Estudo comparativo da integração ao contexto universitário entre estudantes de diferentes instituiçõesAdaptação e validação da escala de significados atribuídos ao trabalho - ESAT índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390

Resumo

CARVALHO, Renato Gil Gomes. Pessoas versus Coisas: Sobre as diferenças de género nos interesses profissionais. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2012, vol.13, n.2, pp. 173-182. ISSN 1679-3390.

Neste trabalho, inserido no âmbito do estudo das diferenças individuais, analisamos a relação entre o género e os interesses profissionais, a partir dos dados obtidos com 468 adolescentes portugueses do 9º ano de escolaridade. Através de análise multivariada de variância, verificamos um efeito significativo do género nos interesses, com o sexo masculino a revelar, em média, mais interesse pelo trabalho com coisas (áreas das tecnologias e exterior) e o sexo feminino pelo trabalho com pessoas (áreas da comunicação, serviços e arte). Apesar de este ser um padrão semelhante ao que a literatura indica, na área das ciências não foram identificadas diferenças. Os resultados são discutidos sob a perspetiva da necessidade de se considerar o papel do género na tomada de decisão na carreira.

Palavras-chave : Orientação Vocacional; Interesses Profissionais; Género; Estereótipos de Género.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )