SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Pessoas versus Coisas: Sobre as diferenças de género nos interesses profissionaisDiferentes gerações e percepções sobre carreiras inteligentes e crescimento profissional nas organizações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

FERNANDES, Fabiana Soares; GONCALVES, Carlos Manuel  e  OLIVEIRA, Paula Joana. Adaptação e validação da escala de significados atribuídos ao trabalho - ESAT. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2012, vol.13, n.2, pp. 183-196. ISSN 1984-7270.

O presente estudo teve como objetivo a adaptação e validação da Escala de Significados Atribuídos ao Trabalho (ESAT) - Versão Abreviada - a uma amostra de estudantes brasileiros. Fizeram parte da pesquisa 1448 estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas do Amazonas, com idades entre 14 e 24 anos (M = 17.1 e DP = 1.0). Realizaram-se Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória. Dos 35 itens da escala original foram mantidos 25, que se distribuíram na mesma estrutura fatorial original de quatro fatores, com uma variância explicada de 46.5 %. As qualidades psicométricas do instrumento permitem-nos afirmar que a ESAT-BR é uma escala que evidencia validade e fiabilidade para avaliar os significados atribuídos ao trabalho pelos jovens brasileiros.

Palavras-chave : trabalho; validação do teste; ensino médio; estudantes; analise fatorial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )