SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Adaptação e validação da escala de significados atribuídos ao trabalho - ESATUtilização da tecnologia wiki na educação corporativa: contribuições para um debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

VELOSO, Elza Fátima Rosa; SILVA, Rodrigo Cunha da  e  DUTRA, Joel Souza. Diferentes gerações e percepções sobre carreiras inteligentes e crescimento profissional nas organizações. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2012, vol.13, n.2, pp. 197-208. ISSN 1984-7270.

Este estudo objetiva analisar a possível relação entre a percepção das carreiras inteligentes e a percepção sobre crescimento profissional nas organizações, considerando as distintas preferências e visões de mundo das gerações Baby boomers, X e Y. As informações são provenientes de um banco de dados de uma pesquisa, realizada anualmente, com organizações que procuram se destacar em termos de clima organizacional e práticas de gestão de pessoas. Para análise dos resultados, foi utilizada a modelagem de equações estruturais. Entre as descobertas, constatou-se a relação entre as percepções sobre duas competências das carreiras inteligentes (Knowing how e Knowing why) e a percepção de crescimento profissional das gerações X e Y. A percepção sobre a competência Knowing whom relacionou-se apenas com a geração Baby boomer.

Palavras-chave : Gerações; carreiras inteligentes; crescimento profissional; organizações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )