SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Diferentes gerações e percepções sobre carreiras inteligentes e crescimento profissional nas organizaçõesPressupostos teóricos de super: datados ou aplicáveis à psicologia vocacional contemporânea? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

ALVES, Itamar Nascimento  e  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Utilização da tecnologia wiki na educação corporativa: contribuições para um debate. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2012, vol.13, n.2, pp. 209-222. ISSN 1984-7270.

Este estudo exploratório teve como objetivo descrever um programa de formação profissional baseado na tecnologia wiki, inserido nas práticas de educação corporativa de uma instituição bancária brasileira, e discutir como suas características podem contribuir para a obtenção de resultados positivos em TD e em Educação para a Carreira. A tecnologia wiki permitiu o aperfeiçamento de práticas de gestão do conhecimento por meio da criação de comunidades virtuais de funcionários. O estudo também revelou que o programa é uma ferramenta altamente promissora para o treinamento, capacitação e gestão do conhecimento da empresa, mas que necessita de melhorias a partir das avaliações sistematizadas dos cursos já realizados, que podem fornecer pistas para ajustes nos processos de capacitação profissional atualmente oferecidos na instituição.

Palavras-chave : educação a distância; treinamento; desenvolvimento; educação corporativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )