SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Utilização da tecnologia wiki na educação corporativa: contribuições para um debateTeoria do caos e aconselhamento de carreira: implicações para a prática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

OLIVEIRA, Marina Cardoso de; MELO-SILVA, Lucy Leal  e  COLETA, Marília Ferreira Dela. Pressupostos teóricos de super: datados ou aplicáveis à psicologia vocacional contemporânea?. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2012, vol.13, n.2, pp. 223-234. ISSN 1984-7270.

A Psicologia Vocacional desenvolveu-se com a contribuição de muitos pesquisadores, sendo Donald Super uma de suas maiores referências. Há consenso sobre a relevância de suas contribuições, porém, há também questionamentos sobre a aplicabilidade da sua teoria na atualidade. Este estudo objetiva descrever os principais pressupostos da teoria de Super, por meio dos modelos do Arco-Íris da Vida e Carreira e do Arco Normando, a fim de refletir sobre a aplicabilidade de seus conceitos para a Psicologia Vocacional contemporânea. Observa-se que os seus pressupostos continuam relevantes para a atuação do orientador profissional, como também servem de base para a consolidação de novos paradigmas da Psicologia Vocacional. Mais pesquisas precisam, no entanto, ser conduzidas buscando ampliar as evidências da sua aplicabilidade.

Palavras-chave : espaço de vida e de carreira; arco-íris de carreira; arco normando; adaptabilidade de carreira; maturidade para a carreira.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )