SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Pressupostos teóricos de super: datados ou aplicáveis à psicologia vocacional contemporânea?Orientação profissional com portadores de TDAH: informações e adaptações necessárias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

FARIA, Liliana  e  LOUREIRO, Nazaré. Teoria do caos e aconselhamento de carreira: implicações para a prática. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2012, vol.13, n.2, pp. 235-244. ISSN 1984-7270.

Este artigo tem como objetivo apresentar a teoria do caos aplicada ao aconselhamento de carreira, retirando implicações para a prática dos profissionais de intervenção de carreira. Deste modo, são apresentados os contextos e abordagens de aconselhamento de carreira passados e atuais, seguindo-se uma descrição da teoria do caos e a sua aplicação ao aconselhamento de carreira. Por último, apresentam-se um conjunto de estratégias de intervenção vocacional tendo por base a teoria do caos. Conclui-se que um grande desafio em curso para profissionais de intervenção de carreira é ajudar os clientes a compreender a realidade e a enfrentar os desafios de viver e trabalhar no limite do caos.

Palavras-chave : teoria do caos; aconselhamento de carreira; orientação escolar; orientação vocacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )