SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Teoria do caos e aconselhamento de carreira: implicações para a práticaMeu lugar no mundo: Relato de experiência com jovens em orientação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

COSTA, Nathalia Santos da  e  BARROS, Delba Teixeira Rodrigues. Orientação profissional com portadores de TDAH: informações e adaptações necessárias. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2012, vol.13, n.2, pp. 245-252. ISSN 1984-7270.

O presente artigo propõe uma articulação da prática clínica, de tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) com a orientação profissional (OP). O TDAH é um assunto atual e de grande importância para aqueles que lidam com público infanto-juvenil. A orientação profissional (OP) pode ser relevante para os portadores de TDAH, pois eles geralmente sofrem com dificuldades no âmbito educacional que podem comprometer seu futuro profissional, além de apresentarem, com frequência, dificuldades nos processos de tomada de decisão. O orientador, para ajudar esse público, precisa conhecer o transtorno e adaptar o processo de OP às características desses pacientes, encontrando recursos para auxiliar a escolha consciente de um futuro profissional.

Palavras-chave : orientação profissional; transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; escolha profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )