SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Orientação profissional com portadores de TDAH: informações e adaptações necessárias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

BECKER, Ana Paula Sesti; BOBATO, Sueli Terezinha  e  SCHULZ, Mariajosé Louise Caro. Meu lugar no mundo: Relato de experiência com jovens em orientação profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2012, vol.13, n.2, pp. 253-264. ISSN 1984-7270.

Este estudo descreve uma experiência em Orientação Profissional desenvolvida com filhos de trabalhadores de uma indústria alimentícia de grande porte. A intervenção objetiva refletir sobre projeto de vida e procedimentos necessários à inserção profissional, situando o jovem como agente de sua formação pessoal. Foi estruturada em sete encontros, organizados nos módulos: Autoconhecimento e Projeto de Vida; Influência nas Escolhas; Conhecimento das Profissões e Mercado de Trabalho. São descritos os procedimentos utilizados, incluindo técnicas grupais, relatos orais e escritos dos jovens, bem como vivências apontadas como mais significativas. Os resultados possibilitaram a identificação das competências a serem desenvolvidas para concretização das expectativas pessoais e profissionais, bem como a reflexão sobre as influências nas escolhas para o delineamento do projeto de vida.

Palavras-chave : adolescentes; orientação vocacional; projeto de vida; mercado de trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )