SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Evasão em cursos a distância: fatores influenciadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

SAAVEDRA, Luísa. Psicologia vocacional e feminismo crítico: do passado ao futuro. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2013, vol.14, n.1, pp. 7-17. ISSN 1984-7270.

Durante algumas décadas a teoria e investigação vocacional caracterizaram-se por uma preocupação central com os homens brancos, de classe média e com as características individuais, guiada por pressupostos positivistas. Ao mesmo tempo, o aconselhamento focou-se fundamentalmente em mudanças de foro individual. Contudo, a intensificação da globalização, bem como o movimento pós-moderno, com as suas críticas à ciência, provocaram consideráveis mudanças nessas concetualizações. Centrando-se essencialmente nas perspetivas de género e no feminismo, o objetivo deste artigo é o de, analisando o passado mais ou menos recente da psicologia vocacional - evidenciando as assimetrias ainda existentes em Portugal e Brasil - procurar perspetivar caminhos futuros nos níveis teórico, de investigação e de intervenção, tendo por suporte a psicologia crítica e o feminismo.

Palavras-chave : escolha vocacional; mulheres; análise do discurso; diversidade cultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )