SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Evasión en cursos a distancia: factores influyentesLa capacitación y sus antecedentes para la conquista de una vacante de práctica por universitarios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

SILVA, Cláudia Sampaio Corrêa da; COELHO, Paola Braga Meyer  y  TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. Relações entre experiências de estágio e indicadores de desenvolvimento de carreira em universitários. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2013, vol.14, n.1, pp. 35-46. ISSN 1984-7270.

Este estudo investigou relações entre experiências de estágio e indicadores de desenvolvimento de carreira em formandos universitários, assim como suas percepções sobre o mercado de trabalho. Participaram 131 estudantes de um curso de Engenharia Civil. Os instrumentos utilizados foram um questionário desenvolvido para a pesquisa e escalas de desenvolvimento de carreira. Avaliações otimistas em relação ao mercado de trabalho estiveram relacionadas com maior lócus de controle interno para as tarefas de inserção profissional e com o comprometimento de carreira. Experiências de estágio mais satisfatórias estiveram associadas a maiores níveis de autoeficácia profissional, decisão de carreira e exploração, bem como à percepção de desenvolvimento de competências técnicas e transversais de trabalho a partir do estágio. Implicações dos resultados são discutidas.

Palabras clave : desenvolvimento profissional; estudantes universitários; formação profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )