SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Evasão em cursos a distância: fatores influenciadoresEmpregabilidade e seus antecedentes para conquista da vaga de estágio por universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

SILVA, Cláudia Sampaio Corrêa da; COELHO, Paola Braga Meyer  e  TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. Relações entre experiências de estágio e indicadores de desenvolvimento de carreira em universitários. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2013, vol.14, n.1, pp. 35-46. ISSN 1984-7270.

Este estudo investigou relações entre experiências de estágio e indicadores de desenvolvimento de carreira em formandos universitários, assim como suas percepções sobre o mercado de trabalho. Participaram 131 estudantes de um curso de Engenharia Civil. Os instrumentos utilizados foram um questionário desenvolvido para a pesquisa e escalas de desenvolvimento de carreira. Avaliações otimistas em relação ao mercado de trabalho estiveram relacionadas com maior lócus de controle interno para as tarefas de inserção profissional e com o comprometimento de carreira. Experiências de estágio mais satisfatórias estiveram associadas a maiores níveis de autoeficácia profissional, decisão de carreira e exploração, bem como à percepção de desenvolvimento de competências técnicas e transversais de trabalho a partir do estágio. Implicações dos resultados são discutidas.

Palavras-chave : desenvolvimento profissional; estudantes universitários; formação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )