SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Relações entre experiências de estágio e indicadores de desenvolvimento de carreira em universitáriosPercepções parentais sobre sua participação no desenvolvimento profissional dos filhos universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

VELUDO-DE-OLIVEIRA, Tânia Modesto; BALLESTERO-ALVAREZ, María Esmeralda; OLIVEIRA, Mauro José de  e  VIDIGAL, Paulo Roberto. Empregabilidade e seus antecedentes para conquista da vaga de estágio por universitários. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2013, vol.14, n.1, pp. 47-59. ISSN 1984-7270.

Esta investigação tem por objetivo identificar os fatores de empregabilidade que facilitam a conquista de vagas de estágio por universitários. Dois estudos foram desenvolvidos. No primeiro, quantitativo, 302 candidatos a vagas de estágio de uma empresa recrutadora responderam a um questionário. E, dois meses depois, ao final do processo seletivo, obteve-se a informação sobre quais deles haviam sido aprovados ou não. No segundo, realizou-se um grupo focal com 10 universitários sobre o tema empregabilidade, esclarecendo os resultados da fase anterior. Os resultados mostram que a satisfação com a instituição de ensino e o curso são determinantes na conquista da vaga de estágio. Observou-se que os fatores que influenciam na satisfação são: reputação da instituição e oportunidades de carreira.

Palavras-chave : empregabilidade; mercado de trabalho; estudantes universitários; instituições de ensino superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )