SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1La capacitación y sus antecedentes para la conquista de una vacante de práctica por universitariosAdolescentes aprendices: aspectos de la inserción profesional y cambios en la percepción de sí mismos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de  y  DIAS, Ana Cristina Garcia. Percepções parentais sobre sua participação no desenvolvimento profissional dos filhos universitários. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2013, vol.14, n.1, pp. 61-72. ISSN 1984-7270.

Buscou-se conhecer a percepção dos pais sobre sua participação no desenvolvimento de carreira dos filhos. Foram entrevistados nove genitores de estudantes concluintes do curso de Psicologia de uma universidade do interior do Rio Grande do Sul. Após análise de conteúdo temática, foram identificadas três categorias: diálogo, apoio emocional e material, e influência pelo exemplo. Os pais não só conversavam com os jovens sobre o mercado de trabalho, mas também apoiavam escolhas, amparavam inseguranças e ofereciam suporte financeiro. Na opinião dos participantes, suas atitudes frente ao trabalho podem influenciar a escolha do filho por uma profissão. Acredita-se que estes resultados possam promover melhorias para o atendimento prestado aos jovens e aos seus pais no que se refere à orientação profissional.

Palabras clave : estudantes universitários; pais; escolha profissional; desenvolvimento profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )