SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Adolescentes aprendices: aspectos de la inserción profesional y cambios en la percepción de sí mismosIntervención Breve en la Preparación para la Jubilación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

BEDIN, Lívia Maria; SARRIERA, Jorge Castellá  y  PARADISO, Ângela Carina. Desenvolvimento de carreira em psicólogos: tarefas evolutivas de estabelecimento. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2013, vol.14, n.1, pp. 87-98. ISSN 1984-7270.

O objetivo deste estudo foi compreender como psicólogos estão vivenciando as tarefas evolutivas do desenvolvimento de carreira inerentes ao estágio de Estabelecimento, de acordo com a teoria de Donald Super. Ainda, buscou-se verificar as diferenças de percepção entre a realização das tarefas do desenvolvimento de carreira nos três tipos de vínculo empregatício (público, privado ou autônomo); verificar as transições dentro do mesmo estágio de desenvolvimento de carreira e verificar as relações expressas referentes ao contexto socioeconômico. Foram entrevistados 15 psicólogos com idades entre 30 e 38 anos. A entrevista contemplou as tarefas do desenvolvimento de carreira: Estabilização, Consolidação e Progresso. Foi realizada análise de conteúdo e os resultados apontaram seis categorias emergentes relacionadas às tarefas do estágio de Estabelecimento: Rede de relacionamento, Processo de desenvolvimento, Realização profissional, Legalização do vínculo de trabalho, Preocupação com o desempenho e Busca por qualificação.

Palabras clave : desenvolvimento de carreira; estágio de estabelecimento de carreira; atuação do psicólogo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )