SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Adolescentes aprendizes: aspectos da inserção profissional e mudanças na percepção de siIntervenção Breve na Preparação para Aposentadoria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

BEDIN, Lívia Maria; SARRIERA, Jorge Castellá  e  PARADISO, Ângela Carina. Desenvolvimento de carreira em psicólogos: tarefas evolutivas de estabelecimento. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2013, vol.14, n.1, pp. 87-98. ISSN 1984-7270.

O objetivo deste estudo foi compreender como psicólogos estão vivenciando as tarefas evolutivas do desenvolvimento de carreira inerentes ao estágio de Estabelecimento, de acordo com a teoria de Donald Super. Ainda, buscou-se verificar as diferenças de percepção entre a realização das tarefas do desenvolvimento de carreira nos três tipos de vínculo empregatício (público, privado ou autônomo); verificar as transições dentro do mesmo estágio de desenvolvimento de carreira e verificar as relações expressas referentes ao contexto socioeconômico. Foram entrevistados 15 psicólogos com idades entre 30 e 38 anos. A entrevista contemplou as tarefas do desenvolvimento de carreira: Estabilização, Consolidação e Progresso. Foi realizada análise de conteúdo e os resultados apontaram seis categorias emergentes relacionadas às tarefas do estágio de Estabelecimento: Rede de relacionamento, Processo de desenvolvimento, Realização profissional, Legalização do vínculo de trabalho, Preocupação com o desempenho e Busca por qualificação.

Palavras-chave : desenvolvimento de carreira; estágio de estabelecimento de carreira; atuação do psicólogo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )