SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Desarrollo de carrera en psicólogos: tareas evolutivas de establecimientoEstudios sobre autosuficiencia aplicada al desarrollo de carrera en Brasil: Una revisión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

FRANCA, Cristineide Leandro et al. Intervenção Breve na Preparação para Aposentadoria. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2013, vol.14, n.1, pp. 99-110. ISSN 1984-7270.

Este artigo descreve o desenvolvimento de uma intervenção breve na preparação para a aposentadoria e resultados da avaliação de satisfação dos participantes. A intervenção foi em grupo, em sessão única, com três horas de duração, seguida de três monitoramentos. Quarenta e um servidores públicos, com idade entre 22 e 60 anos, participaram da intervenção e follow-up. Os resultados apontaram que a intervenção foi percebida como favorecedora de emoções positivas, aquisição de novos conhecimentos e interação grupal. Os participantes manifestaram satisfação com a interação entre os colegas e com as estratégias utilizadas. Relataram insatisfação com o número reduzido de encontros e o uso repetido de instrumentos de medida. Entre as sugestões de mudança estão: aumento da carga horária e inclusão de encontros virtuais.

Palabras clave : desenvolvimento de programa; saúde do idoso; aposentadoria.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )