SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Studies of self-efficacy in career development in Brazil: A reviewCareer Guidance: Evaluation of a pilot project for career guidance of students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

RODRIGUEZ-MORENO, María Luisa. Diretrizes metodológicas para reduzir os estereótipos de gênero na orientaçâo profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2013, vol.14, n.1, pp. 119-131. ISSN 1984-7270.

Sabe-se que em temas de orientação da carreira há uma extensa literatura teórica sobre a importância de evitar os estereótipos de gênero e intervenções discriminatórias. Menos comum é, contudo, identifi car sugestões metodológicas e didáticas para implementar programas de prevenção da discriminação de gênero. Neste ensaio, seguindo o modelo britânico DOTS, são propostas estratégias específi cas para ajudar os especialistas a planejar programas de orientação de aconselhamento a partir da perspectiva de gênero. São propostas abordagens, como: aprendizagem experiencial, aprendizagem social, desenvolvimento de competências e aprendizagem baseada no trabalho e exemplos explícitos de atividades, úteis para a intervenção em educação e orientação para a carreira.

Keywords : orientação profissional; gênero; desenvolvimento de competências; aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )