SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Diretrizes metodológicas para reduzir os estereótipos de gênero na orientaçâo profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

OLIVEIRA, Christiane Maria Ribeiro de  e  NEIVA, Kathia Maria Costa. Orientação Vocacional/Profissional: avaliação de um projeto piloto para estudantes da educação profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2013, vol.14, n.1, pp. 133-143. ISSN 1984-7270.

Vários estudiosos enfatizam o papel das instituições educativas na orientação profissional de seus estudantes. O presente trabalho refere-se à avaliação de um projeto de orientação vocacional/profissional desenvolvido junto a um grupo de dez adolescentes, de 16 a 18 anos, cursando o penúltimo período de cursos técnicos de nível médio integrados, em uma instituição pública de educação profissional. Este projeto visou facilitar o desenvolvimento vocacional dos estudantes e a construção de seus projetos profissionais. Foram realizados nove encontros em grupo e utilizados vários instrumentos e técnicas específicas para orientação profissional. O projeto foi avaliado por meio da Escala de Maturidade para a Escolha Profissional e os resultados apontaram um aumento no nível de maturidade ao final da intervenção. A partir deste projeto piloto pretende-se ampliar o trabalho para estudantes de outros períodos da educação profissional.

Palavras-chave : orientação vocacional; escolha profissional; avaliação de projeto; educação profissional; maturidade para a escolha profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )