SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Choices and career planning: The tyranny of traditional discoursesCareer and narratives: contributions to intervention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

RIBEIRO, Marcelo Afonso. Sistematização das principais narrativas produzidas sobre carreira na literatura especializada. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2013, vol.14, n.2, pp. 177-189. ISSN 1984-7270.

Este artigo visou levantar as principais narrativas acadêmicas que propunham algum tipo de estruturação dos processos de construção das carreiras e articulá-las numa sistematização mais abrangente. Os resultados permitiram a organização dos possíveis processos de construção das carreiras em quatro produções discursivas genéricas, sendo duas delas marcadas por modelos tradicionais: organizacional (discurso da nostalgia) e profissional/ocupacional (discurso do fechamento); uma por um modelo flexível através de construções de rede (discurso da possibilidade) e uma fora do continuum de construção das carreiras (discurso da instrumentalidade). Conclui-se que a heterogeneidade e a complexidade do mundo do trabalho atual demandam conceitos que consigam compreender este quadro, ao mesmo tempo em que auxiliem na construção de categorias de análise de seus fenômenos psicossociais.

Keywords : trabalho; identidade; discurso; construcionismo social; orientação vocacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )