SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Elección y planeamiento de carrera: la tiranía de los discursos tradicionalesCarrera y narración: contribuciones para el campo de la intervención índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

RIBEIRO, Marcelo Afonso. Sistematização das principais narrativas produzidas sobre carreira na literatura especializada. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2013, vol.14, n.2, pp. 177-189. ISSN 1984-7270.

Este artigo visou levantar as principais narrativas acadêmicas que propunham algum tipo de estruturação dos processos de construção das carreiras e articulá-las numa sistematização mais abrangente. Os resultados permitiram a organização dos possíveis processos de construção das carreiras em quatro produções discursivas genéricas, sendo duas delas marcadas por modelos tradicionais: organizacional (discurso da nostalgia) e profissional/ocupacional (discurso do fechamento); uma por um modelo flexível através de construções de rede (discurso da possibilidade) e uma fora do continuum de construção das carreiras (discurso da instrumentalidade). Conclui-se que a heterogeneidade e a complexidade do mundo do trabalho atual demandam conceitos que consigam compreender este quadro, ao mesmo tempo em que auxiliem na construção de categorias de análise de seus fenômenos psicossociais.

Palabras clave : trabalho; identidade; discurso; construcionismo social; orientação vocacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )