SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Carreira e narrativa: contribuições para a intervençãoSucesso e fracasso na integração do estudante à universidade: um estudo comparativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

SANTOS, Paulo Jorge. Indecisividade: definição, investigação e intervenção vocacional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2013, vol.14, n.2, pp. 203-213. ISSN 1984-7270.

A indecisão vocacional é um construto complexo uma vez que as dificuldades nas escolhas vocacionais podem ser explicadas por vários fatores. Um dos tipos de indecisão que mais tem atraído o interesse dos investigadores é a indecisividade, uma dificuldade persistente em tomar decisões em vários contextos de vida. Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre a indecisividade, descrevendo como ela foi sendo abordada e a evolução que se registrou ao nível da investigação e avaliação. Apresentam-se as conclusões de estudos recentes que possibilitaram um avanço significativo sobre o conhecimento deste tipo específico de indecisão vocacional. A intervenção com indivíduos indecisivos é igualmente objeto de análise. Finalmente, sugerem-se algumas linhas de investigação sobre a indecisividade.

Palavras-chave : indecisividade; indecisão vocacional; escolha vocacional; orientação vocacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )