SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Indecisividad: definición, investigación e intervención vocacionalRelación entre la experiencia académica y los indicadores de desarrollo de carrera en universitarios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Resumen

MAGALHAES, Mauro de Oliveira. Sucesso e fracasso na integração do estudante à universidade: um estudo comparativo. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2013, vol.14, n.2, pp. 215-226. ISSN 1984-7270.

Este estudo qualitativo exploratório comparou experiências de sucesso e fracasso na integração de estudantes à universidade. A fim de selecionar os participantes, uma amostra de 334 estudantes matriculados no primeiro semestre de cursos de graduação de uma IES privada respondeu a medidas de integração social e acadêmica a universidade. Foram selecionados e entrevistados 12 estudantes, seis com escores indicativos de integração e seis com escores indicativos de não-integração à universidade. A análise de conteúdo temático-categorial dos depoimentos sugere que intenções de evasão dependem primariamente da frustração de expectativas sobre a vida universitária. A credibilidade institucional e a percepção de retorno do investimento financeiro se mostraram influentes no vínculo dos estudantes com a instituição. Diferenças individuais mostraram papel importante neste processo.

Palabras clave : estudante universitário; evasão; ensino superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )