SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Sucesso e fracasso na integração do estudante à universidade: um estudo comparativoTutoria acadêmica personalizada para estudantes universitários esportistas de alto nível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

MOGNON, Jocemara Ferreira  e  SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Relação entre vivência acadêmica e os indicadores de desenvolvimento de carreira em universitários. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2013, vol.14, n.2, pp. 227-237. ISSN 1984-7270.

Este estudo investigou a associação entre vivência acadêmica e desenvolvimento de carreira, bem como possíveis diferenças relativas às variáveis sexo, idade e etapa do curso. Participaram 208 universitários, de duas universidades particulares dos estados de São Paulo e de Minas Gerais, com idades entre 18 e 51 anos, sendo 62,5% homens. Foram utilizados o Questionário de Vivência Acadêmica - versão reduzida (QVA-r) e as Escalas de Desenvolvimento de Carreira. Os resultados indicaram correlações positivas, com magnitudes variando de fraca a moderada entre a vivência acadêmica e o desenvolvimento de carreira, mas apenas as dimensões carreira e pessoal do QVA-r mostraram-se preditoras do desenvolvimento de carreira. Foram identificadas diferenças estatisticamente significativas referentes à idade e à etapa do curso nos dois instrumentos.

Palavras-chave : estudantes universitários; desenvolvimento profissional; formação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )