SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Relação entre vivência acadêmica e os indicadores de desenvolvimento de carreira em universitáriosCapacidade preditiva do raciocínio visuoespacial no interesse e na escolha profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

ALVAREZ PEREZ, Pedro R.  e  LOPEZ AGUILAR, David. Tutoria acadêmica personalizada para estudantes universitários esportistas de alto nível. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2013, vol.14, n.2, pp. 239-253. ISSN 1984-7270.

Este artigo define um modelo de tutoria personalizado para estudantes universitários que combinam os seus estudos com esporte de alto nível. Os 19 professores tutores que participaram no programa desenvolveram diferentes tipos de atividades e tutoriais virtuais com os alunos, para evitar situações de abandono e facilitar o projeto de construção e de formação profissional e o desenvolvimento das competências transferíveis necessárias para a integração social. Os resultados são a prova da importância das funções do aconselhamento e mediação realizada pelos tutores para ajudar os alunos a gerir a sua aprendizagem e dificuldades encontradas no uso do portfolio Mahara, como um recurso da tutoria académica.

Palavras-chave : tutoria; aprendizagem escolar; avaliação de processo; portfolio.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )