SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Personalized tutoring for college students who are high-level athletesOpinions about work of young people from lower social classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

NERY, Juliana Carnevalli Siqueira  and  RUEDA, Fabián Javier Marín. Capacidade preditiva do raciocínio visuoespacial no interesse e na escolha profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2013, vol.14, n.2, pp. 255-264. ISSN 1984-7270.

O presente estudo buscou evidências de validade para o Teste dos Cubos: para avaliação do raciocínio visuoespacial, com base nas variáveis, interesse profissional e escolha do curso. Participaram 684 estudantes do ensino médio e superior com idades entre 15 e 57 anos (M = 21,03; DP = 5,94), sendo 50,3% mulheres. Foram utilizados o Teste dos Cubos: para avaliação do raciocínio visuoespacial e a Escala de Aconselhamento Profissional (EAP). No ensino médio as correlações foram nulas entre os resultados do teste com resultado de todas as dimensões da EAP. No ensino superior a diferença foi estatisticamente significativa entre os cursos frequentados, diferenciando Psicologia e Letras, de menores pontuações médias, do grupo das Engenharias, Ciências Biológicas e Jogos Digitais, que obtiveram as maiores médias no Teste dos Cubos.

Keywords : raciocínio visuoespacial; interesse profissional; escolha profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )