SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Tutoria acadêmica personalizada para estudantes universitários esportistas de alto nívelOpiniões sobre trabalho em jovens de classes populares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

NERY, Juliana Carnevalli Siqueira  e  RUEDA, Fabián Javier Marín. Capacidade preditiva do raciocínio visuoespacial no interesse e na escolha profissional. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2013, vol.14, n.2, pp. 255-264. ISSN 1984-7270.

O presente estudo buscou evidências de validade para o Teste dos Cubos: para avaliação do raciocínio visuoespacial, com base nas variáveis, interesse profissional e escolha do curso. Participaram 684 estudantes do ensino médio e superior com idades entre 15 e 57 anos (M = 21,03; DP = 5,94), sendo 50,3% mulheres. Foram utilizados o Teste dos Cubos: para avaliação do raciocínio visuoespacial e a Escala de Aconselhamento Profissional (EAP). No ensino médio as correlações foram nulas entre os resultados do teste com resultado de todas as dimensões da EAP. No ensino superior a diferença foi estatisticamente significativa entre os cursos frequentados, diferenciando Psicologia e Letras, de menores pontuações médias, do grupo das Engenharias, Ciências Biológicas e Jogos Digitais, que obtiveram as maiores médias no Teste dos Cubos.

Palavras-chave : raciocínio visuoespacial; interesse profissional; escolha profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )