SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Capacidade preditiva do raciocínio visuoespacial no interesse e na escolha profissionalOrganização de tempo e métodos de estudo: Oficinas com estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

SOBROSA, Gênesis Marimar Rodrigues; CAMERIN, Cassiano; PERRONE, Cláudia Maria  e  DIAS, Ana Cristina Garcia. Opiniões sobre trabalho em jovens de classes populares. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2013, vol.14, n.2, pp. 265-276. ISSN 1984-7270.

O trabalho é um fenômeno social e configura parte essencial na vida dos seres humanos, uma vez que lhes possibilita status e os liga à sociedade. O objetivo deste estudo foi investigar as opiniões sobre trabalho em jovens pertencentes a classes populares. Foram obtidos dados junto a 200 alunos de escolas públicas do ensino médio da cidade de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul. Estes responderam a um instrumento que investigou suas opiniões a respeito do mundo profissional. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Posteriormente, foram obtidas frequências de respostas das categorias. Os resultados indicam que os estudantes concebem o trabalho como determinante para seu futuro. O trabalho é percebido, principalmente, como meio através do qual poderão conquistar independência financeira.

Palavras-chave : ensino médio; trabalho; jovens.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )