SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Opinions about work of young people from lower social classesHistorical imbrication and practical problems in career guidance in the school context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

On-line version ISSN 1984-7270

Abstract

BASSO, Cláudia et al. Organização de tempo e métodos de estudo: Oficinas com estudantes universitários. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2013, vol.14, n.2, pp. 277-288. ISSN 1984-7270.

Este relato de experiência apresenta um programa de oficinas, desenvolvido junto a universitários que enfrentavam problemas de desempenho ou pretendiam potencializá-lo. As intervenções visaram contribuir com o aperfeiçoamento de estratégias de estudo, proporcionando espaço para discussão de expectativas e dificuldades acadêmicas. As oficinas foram coordenadas por bolsistas REUNI de pós-graduação em Psicologia, totalizando cinco encontros. Participaram 23 alunos da UFSC vinculados majoritariamente às fases iniciais de cursos de graduação. Os resultados sugerem que a iniciativa é promissora, possibilitando reflexões sobre expectativas iniciais acerca do curso e a realidade vivenciada, o processo de ensino-aprendizagem e a organização de tempo de estudo. A maioria dos estudantes relatou maior preparação para lidar com as exigências acadêmicas após a intervenção.

Keywords : ensino superior; rendimento escolar; aconselhamento; hábitos de estudo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )