SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Opiniões sobre trabalho em jovens de classes popularesImbricações históricas e problemas práticos em orientação profissional no contexto escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Resumo

BASSO, Cláudia et al. Organização de tempo e métodos de estudo: Oficinas com estudantes universitários. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2013, vol.14, n.2, pp. 277-288. ISSN 1984-7270.

Este relato de experiência apresenta um programa de oficinas, desenvolvido junto a universitários que enfrentavam problemas de desempenho ou pretendiam potencializá-lo. As intervenções visaram contribuir com o aperfeiçoamento de estratégias de estudo, proporcionando espaço para discussão de expectativas e dificuldades acadêmicas. As oficinas foram coordenadas por bolsistas REUNI de pós-graduação em Psicologia, totalizando cinco encontros. Participaram 23 alunos da UFSC vinculados majoritariamente às fases iniciais de cursos de graduação. Os resultados sugerem que a iniciativa é promissora, possibilitando reflexões sobre expectativas iniciais acerca do curso e a realidade vivenciada, o processo de ensino-aprendizagem e a organização de tempo de estudo. A maioria dos estudantes relatou maior preparação para lidar com as exigências acadêmicas após a intervenção.

Palavras-chave : ensino superior; rendimento escolar; aconselhamento; hábitos de estudo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )