SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Career adaptability: A historical approach of concepts, models and theories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

Print version ISSN 1679-3390

Abstract

SILVA, Bruna Rodrigues da; OLIVEIRA, Marina Cardoso de  and  MELO-SILVA, Lucy Leal. Autoeficácia no aconselhamento de carreira: estudo com orientadores profissionais brasileiros. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2014, vol.15, n.1, pp. 5-13. ISSN 1679-3390.

Os objetivos desta pesquisa foram analisar a autoeficácia de orientadores profissionais nos domínios do aconselhamento de carreira e testar a hipótese de que existiriam diferenças em relação ao tempo de experiência. Foi utilizada a versão brasileira da Escala de Autoeficácia no Aconselhamento de Carreira (CCSES) aplicada em uma amostra de orientadores profissionais brasileiros (n = 107). Os resultados mostraram que os orientadores profissionais sentiam-se confiantes em suas competências de aconselhamento de carreira, embora estivessem menos confiantes em suas competências de aconselhamento multicultural. A autoeficácia no aconselhamento de carreira mostrou-se significativamente relacionada ao tempo de experiência profissional, confirmando pressupostos teóricos associados à formação das crenças de autoeficácia e às experiências de domínio. Implicações teóricas e práticas são discutidas.

Keywords : orientação profissional; autoeficácia; aconselhamento de carreira; orientador profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License