SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Autoeficácia no aconselhamento de carreira: estudo com orientadores profissionais brasileirosPercepções de mulheres sobre a relação entre trabalho e maternidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390

Resumo

AMBIEL, Rodolfo A. M.. Adaptabilidade de carreira: uma abordagem histórica de conceitos, modelos e teorias. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2014, vol.15, n.1, pp. 15-24. ISSN 1679-3390.

Donald Super, na década de 1940, iniciou uma tradição de pesquisa a respeito do desenvolvimento de carreira que tem sido continuada até os dias atuais em diversos países. Dentre os conceitos sugeridos por Super, o de adaptabilidade de carreira tem recebido atenção de pesquisadores e parece ter assumido um lugar de destaque não só na teoria, mas também no contexto da psicologia vocacional, de forma geral. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar a evolução histórica do conceito, desde a abordagem original de Super, passando pela Teoria de Construção de Carreira até o modelo Life Designing. São discutidas as aplicações do conceito e apresentados questionamentos com vistas a instigar investigações futuras.

Palavras-chave : adaptabilidade; desenvolvimento de carreira; orientação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License