SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Adaptabilidad de carrera: un abordaje histórico de conceptos, modelos y teoriasSignificados atribuidos al trabajo por los jóvenes adultos portugueses de la enseñanza superior: ¿modo crisis? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión impresa ISSN 1679-3390

Resumen

FIORIN, Pascale Chechi; OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de  y  DIAS, Ana Cristina Garcia. Percepções de mulheres sobre a relação entre trabalho e maternidade. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2014, vol.15, n.1, pp. 25-35. ISSN 1679-3390.

Buscou-se investigar o significado do trabalho remunerado e a relação do mesmo com a maternidade para mulheres. Foram entrevistadas sete mulheres com e sem filhos. As informações foram submetidas à análise de conteúdo. Foram identificadas duas categorias: significado do trabalho e relação entre trabalho e maternidade. Contatou-se que a carreira profissional contribuiu para a independência financeira e emocional da mulher, além de possibilitar novos relacionamentos sociais. Verificou-se ainda que as mulheres tendem a perceber a maternidade como sacrifício, devido às renúncias que devem fazer em sua carreira profissional, decorrentes dos cuidados que um filho impõe. Conclui-se que uma divisão de tarefas igualitária dentro do lar possa auxiliar as mulheres a vivenciar seu crescimento profissional, sem renunciar a maternidade que almejam.

Palabras clave : trabalho; maternidade; gênero.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License