SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Percepções de mulheres sobre a relação entre trabalho e maternidadeO estatuto sociocultural familiar como vetor da decisão vocacional: promessas e (des)ilusões da entrada na educação superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390

Resumo

MARTINS, Ana  e  COIMBRA, Joaquim Luís. Significados atribuídos ao trabalho pelos jovens adultos portugueses do ensino superior: modo crise?. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2014, vol.15, n.1, pp. 37-49. ISSN 1679-3390.

O objetivo da presente investigação é comparar significados atribuídos ao trabalho entre estudantes, finalistas e diplomados do Ensino Superior em Portugal (N = 1421). Procuraram-se diferenças de estatuto, sexo, faixa etária e situação profissional (diplomados). Utilizando a versão abreviada da Escala de Significados Atribuídos ao Trabalho (ESAT-R; Sobral, 2008), concluiu-se, como principais resultados, que os estudantes valorizam mais a dimensão positiva e negativa que os diplomados; mulheres valorizam mais a dimensão da realização pessoal e positiva do trabalho; sujeitos com menor idade que valorizam mais as dimensões positiva, negativa e económica. Implicações deste estudo são discutidas.

Palavras-chave : significados atribuídos ao trabalho; ensino superior; jovens adultos; transição para o mercado de trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License