SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1O estatuto sociocultural familiar como vetor da decisão vocacional: promessas e (des)ilusões da entrada na educação superiorPlanejamento da aposentadoria: uma escala de mudança de comportamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390

Resumo

DAMASIO, Bruno Figueiredo; FREITAS, Clarissa Pinto Pizarro de  e  KOLLER, Sílvia Helena. Escala de Autoeficácia Ocupacional - Versão Breve (EAO - VB): adaptação e evidências de validade de construto da versão brasileira. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2014, vol.15, n.1, pp. 65-74. ISSN 1679-3390.

Este estudo buscou adaptar a Escala de Autoeficácia Ocupacional - Versão Breve (EAO-VB) para o contexto brasileiro. Participaram do estudo 514 profissionais (86,4% mulheres, idade média 37,91 anos, DP = 10,78). A amostra foi aleatoriamente dividida em duas partes, e análises fatoriais exploratórias e confirmatórias foram conduzidas para avaliar a estrutura fatorial da EAO-VB. Excelentes índices de ajuste foram obtidos. A validade convergente foi testada utilizando a Escala de Bem-Estar Afetivo no trabalho (JAWS) e o Inventário Maslach de Burnout (MBI). Foram encontradas correlações de sentido e de magnitude esperadas. Diferenças significativas nos níveis de autoeficácia ocupacional foram encontradas entre os profissionais que apresentaram preponderância de afetos positivos ao invés de afetos negativos. A EAO-VB apresentou adequadas propriedades psicométricas, sugerindo a sua utilidade para avaliação da autoeficácia ocupacional no contexto brasileiro.

Palavras-chave : saúde do trabalhador; autoeficácia ocupacional; validação; análise fatorial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License