SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Escala de Autoeficácia Ocupacional - Versão Breve (EAO - VB): adaptação e evidências de validade de construto da versão brasileiraInteligência, autoeficácia e habilidades sociais em estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390

Resumo

LEANDRO-FRANCA, Cristineide; MURTA, Sheila Giardini  e  IGLESIAS, Fabio. Planejamento da aposentadoria: uma escala de mudança de comportamento. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2014, vol.15, n.1, pp. 75-84. ISSN 1679-3390.

As pesquisas sobre preparação para aposentadoria tendem a se concentrar em mudanças atitudinais e comportamentais, sem destacar os preditores cognitivos e motivacionais relevantes. Este trabalho descreve dois estudos buscando a construção e evidências de validade de uma nova medida, a Escala de Mudança em Comportamento de Planejamento da Aposentadoria (EMCPA). No Estudo 1 uma amostra de 189 servidores públicos revelou uma estrutura bifatorial para os 15 itens da escala: Investimento Ocupacional-Social; e Investimento em Autonomia e Bem-estar. No Estudo 2 a utilidade da EMCPA foi avaliada por 23 servidores públicos. Em conjunto, os resultados sugerem que a nova medida apresenta validade e fidedignidade para identificar áreas de maior investimento, estabelecer metas e refletir sobre a mudança no planejamento da aposentadoria.

Palavras-chave : aposentadoria; comportamento; escala; planejamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License