SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Planejamento da aposentadoria: uma escala de mudança de comportamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390

Resumo

SOARES, Adriana Benevides; SEABRA, Ana Maria Ribeiro de  e  GOMES, Gil. Inteligência, autoeficácia e habilidades sociais em estudantes universitários. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2014, vol.15, n.1, pp. 85-94. ISSN 1679-3390.

Considerando a importância das habilidades comportamentais e cognitivas no desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes, esta pesquisa tem por objetivo verificar a existência de relações entre autoeficácia, inteligência e habilidades sociais de 162 universitários e identificar as diferenças de gênero e tipo de instituição. Foram utilizados o Inventário de Habilidades Sociais (IHS), o Teste de Raciocínio Abstrato da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5) e a Escala de Autoeficácia Acadêmica Percebida (EAEAP). A pesquisa indicou correlações entre habilidades sociais e autoeficácia e as habilidades sociais se mostraram dissociadas da inteligência fluida. O estudo apontou que gênero e tipo de instituição de ensino estão relacionados ao uso de diferentes habilidades cognitivas e/ou comportamentais nas vivências acadêmicas dos estudantes.

Palavras-chave : inteligência; autoeficácia; habilidades sociais; gênero; estudantes universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License