SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2The impact of the internship on the career adaptability of vocational education studentsCareer exploration in inmates: the importance of individual characteristics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

Print version ISSN 1679-3390

Abstract

LIMA, Rosário; CRUZ, Raquel Beirão da  and  RAFAEL, Manuel. Estudo das preocupações de carreira em aconselhamento: uma nova abordagem para a promoção do bem-estar dos indivíduos. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2014, vol.15, n.2, pp. 115-125. ISSN 1679-3390.

Tem-se como objectivo estudar as preocupações de carreira numa amostra de 51 adultos com idades entre os 25 e os 42 anos que solicitaram ajuda em aconselhamento e gestão de carreira. Os participantes encontravam-se em situações diversas (a estudar, a procurar emprego, desempregado ou inserido na vida activa) e necessitavam de ajuda em tomadas de decisão da carreira. O instrumento utilizado foi o Inventário das Preocupações de Carreira, que avalia as preocupações face às tarefas das fases e subfases da carreira definidas no Modelo de Desenvolvimento da Carreira de Donald Super. Os resultados revelam que os adultos têm preocupações de carreira relacionadas com outras fases para além daquela em que se situam relativamente à sua faixa etária, o que poder-se-á dever à actual vivência face ao mercado de trabalho. Tecem-se algumas considerações finais, referindo-se o contributo do estudo exploratório das preocupações de carreira em aconselhamento e planeamento da carreira dos indivíduos.

Keywords : desenvolvimento profissional; psicologia do aconselhamento; preocupações de carreira.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License