SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Estudio de las preocupaciones de carrera profesional en asesoramiento: Un nuevo enfoque para promover el bienestar de los individuosDe novatadas a la tutoría: identificación de las posibilidades de acogida al estudiante universitario índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión impresa ISSN 1679-3390

Resumen

FARIA, Liliana; MARQUES, Sandra  y  PINTO, Joana Carneiro. Exploração da carreira em reclusos: a importância das características individuais. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2014, vol.15, n.2, pp. 127-141. ISSN 1679-3390.

Este estudo visa analisar as competências de exploração de carreira em adultos reclusos, em função de variáveis sociodemográficas. Nesse sentido, apresenta-se uma investigação com 58 reclusos, de um estabelecimento prisional de Portugal. Os resultados indicam que os reclusos se encontram numa situação, em geral, favorável à exploração vocacional. Verificam-se ainda diferenças estatisticamente significativas no Stresse em função do estado civil, e na Certeza de Resultados e na Exploração do Meio profissional, em função do nível de escolaridade. Conclui-se que o grande desafio para profissionais de aconselhamento vocacional é facilitar o bem-estar psicológico dos reclusos, ajudando-os a compreender a realidade e a enfrentar os desafios de viver e trabalhar em sociedade, após a reclusão.

Palabras clave : comportamento exploratório; detentos; terapia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License