SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Exploración de carrera en los detenidos: la importancia de las características individualesLos predictores de la carrera proteana: un estudio con los estudiantes universitarios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión impresa ISSN 1679-3390

Resumen

ALBANAES, Patrícia; BARDAGI, Marucia Patta; LUCA, Gabriel Gomes de  y  GIRELLI, Scheila. Do trote à mentoria: levantamento das possibilidades de acolhimento ao estudante universitário. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2014, vol.15, n.2, pp. 143-152. ISSN 1679-3390.

As atividades de acolhimento podem contribuir para uma aproximação positiva do calouro à instituição e ao curso. Neste levantamento buscou-se descrever as atividades de acolhimento aos ingressantes da Universidade Federal de Santa Catarina, seus objetivos, agentes responsáveis e dificuldades percebidas quanto à implementação das mesmas. Participaram 49 respondentes (estudantes e representantes de coordenações), reunindo informações de 42 cursos por meio de questionários online. As estratégias predominantes foram o oferecimento de disciplinas introdutórias, festas e trote. Incongruências nas informações entre centros acadêmicos e coordenações de alguns cursos sugerem fragilidade na comunicação e sistematização dessas ações. Discute-se que o compromisso com a promoção de estratégias sistemáticas voltadas ao acolhimento do calouro é determinante na permanência e formação de qualidade dos estudantes.

Palabras clave : ambiente universitário; estudantes universitários; ensino superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License