SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Do trote à mentoria: levantamento das possibilidades de acolhimento ao estudante universitárioRelação entre desempenho no vestibular e rendimento acadêmico no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390

Resumo

BORGES, Ludmila Ferreira Liberato  e  ANDRADE, Alexsandro Luiz de. Preditores da carreira proteana: um estudo com universitários. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2014, vol.15, n.2, pp. 153-163. ISSN 1679-3390.

Este estudo teve como objetivo a análise de preditores das dimensões proteanas de carreira (autogerenciamento e direcionamento para valores) entre universitários. Para tanto, foram consideradas variáveis sociodemográficas, personalidade e lócus de controle. Participaram da pesquisa, com referencial metodológico quantitativo, 525 alunos, com idades entre 18 e 30 anos. Os resultados indicaram aspectos de abertura, conscienciosidade e lócus de controle interno como preditores do autogerenciamento e socialização e abertura como preditores do direcionamento para valores. Alunos de humanas denotaram mais caraterísticas de direcionamento para valores quando comparados aos de exatas, não havendo diferenças significativas para o autogerenciamento. Os resultados apontam dados relevantes para orientação de carreira de universitários. Requer-se, contudo, novos estudos que investiguem outras variáveis na predição das dimensões proteanas.

Palavras-chave : carreira proteana; estudantes universitários; orientação vocacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License