SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Relação entre desempenho no vestibular e rendimento acadêmico no ensino superiorMaturidade para a escolha de carreira: estudo com adolescentes de um serviço-escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390

Resumo

OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; CARLOTTO, Rodrigo Carvalho; VASCONCELOS, Silvio José Lemos  e  DIAS, Ana Cristina Garcia. Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários brasileiros: uma revisão de literatura. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2014, vol.15, n.2, pp. 177-186. ISSN 1679-3390.

O ingresso na universidade requer adaptação dos estudantes ao novo contexto, sendo possível que determinadas estratégias de enfrentamento auxiliem nesse processo. O objetivo do estudo foi identificar, através de uma revisão de literatura, o que se sabe sobre a possível relação entre adaptação acadêmica e estratégias de enfrentamento em estudantes universitários brasileiros. Para tanto, foi realizada uma busca em bases de dados com os descritores estudante(s) universitário(s), ensino superior, adaptação, ambiente, coping e enfrentamento. Dos 198 artigos encontrados, somente 13 atenderam os critérios de inclusão. Os trabalhos analisados visavam construir e validar instrumentos, investigar vivências acadêmicas e descrever correlações entre coping e variáveis de saúde psicológica. Nenhum deles abordava diretamente a possível relação entre coping e adaptação acadêmica, indicando ser este um campo para pesquisas futuras.

Palavras-chave : estudantes universitários; adaptação acadêmica; enfrentamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License