SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Maturidade para a escolha de carreira: estudo com adolescentes de um serviço-escolaTrabalho e pessoas com deficiência intelectual: análise da produção científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390

Resumo

COLOMBO, Greice  e  PRATI, Laíssa Eschiletti. Maturidade para escolha profissional, habilidades sociais e inserção no mercado de trabalho. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2014, vol.15, n.2, pp. 201-212. ISSN 1679-3390.

O objetivo deste estudo foi identificar possíveis relações entre maturidade da escolha profissional, habilidades sociais de adolescentes e inserção no mercado de trabalho. Participaram do estudo 67 alunos do Ensino Médio de uma escola pública e de outra privada. Os dados foram coletados coletivamente através de ficha sociodemográfica, do Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes e da Escala de Maturidade para Escolha Profissional. Os resultados mostraram uma relação positiva entre maturidade e habilidades sociais. Jovens que não trabalhavam apresentaram também maior maturidade do que os que trabalhavam. Estes resultados sugerem que as habilidades sociais e o trabalho na juventude são aspectos importantes para o desenvolvimento da maturidade de carreira, devendo ser considerados nas intervenções de orientação profissional.

Palavras-chave : adolescência; estudantes de ensino médio; mercado de trabalho; habilidades sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License