SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Trabalho e pessoas com deficiência intelectual: análise da produção científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390

Resumo

SILVA, Rita Santos  e  NASCIMENTO, Inês. Ensino superior e desenvolvimento de competências transversais em futuros economistas e gestores. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2014, vol.15, n.2, pp. 225-236. ISSN 1679-3390.

O Ensino Superior têm enfrentado enormes desafios no sentido de criar e/ou otimizar contextos de aprendizagem que permitam aos estudantes lidar de forma mais orientada com as exigências do mercado de trabalho. A relação entre conhecimento científico e técnico e competências transversais assume um papel determinante no desempenho profissional de excelência. Para responder a estas exigências, a Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto desenvolveu uma abordagem reconhecida em 2010 pela OCDE como prática de inovação curricular e desenvolvimento de competências. O Strategic Leadership Hub desenvolve intervenção em três níveis: 1. coaching e mentoring com os estudantes; 2. cooperação com os professores; e 3. articulação como mercado de trabalho. Neste artigo serão apresentados alguns resultados da adesão e satisfação dos estudantes com os processos de intervenção, das principais competências desenvolvidas e de empregabilidade.

Palavras-chave : ensino superior; empregabilidade; estudantes universitários; competências profissionais; desenvolvimento profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License