SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Variáveis preditoras da indecisividade em estudantes do ensino superiorO adulto com deficiência intelectual: concepção de deficiência e trajetória de carreira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390

Resumo

FARIA, Liliana  e  LOUREIRO, Nazaré. Aconselhamento de carreira multicultural: abordagens teóricas e implicações para a prática. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2015, vol.16, n.1, pp. 11-21. ISSN 1679-3390.

Os processos culturais no aconselhamento de carreira têm sido, cada vez mais, alvo de atenção e estudo na Psicologia Vocacional, contudo ainda há escassez na literatura relativamente a esta matéria. Mesmo as teorias que tratam de questões culturais têm orientações ocidentais, e, portanto, há dúvidas sobre sua adequação a todas as culturas ocidentais e para outras culturas. Este artigo tem como objetivo contribuir para ultrapassar este problema. Deste modo, apresenta-se uma sistematização e reflexão crítica das teorias, modelos de consulta vocacional e estudos empíricos que abordam questões culturais.

Palavras-chave : aconselhamento de carreira; orientação escolar e profissional; cultura; multiculturalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License