SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Aconselhamento de carreira multicultural: abordagens teóricas e implicações para a práticaCaracterísticas sociocognitivas de estudantes com dotação e talento: estudo comparativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390

Resumo

ANGONESE, Larissa Schikovski; BOUERI, Iasmin Zanchi  e  SCHMIDT, Andréia. O adulto com deficiência intelectual: concepção de deficiência e trajetória de carreira. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2015, vol.16, n.1, pp. 23-34. ISSN 1679-3390.

Essa pesquisa teve como objetivo descrever a relação entre trajetória escolar, de carreira e concepção de deficiência de trabalhadores com deficiência intelectual (DI) inseridos no mercado de trabalho. Participaram 20 adultos (19 a 35 anos) com diagnóstico de DI, funcionários de um supermercado, que responderam individualmente a uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados qualitativamente. A inserção no trabalho favoreceu uma descrição positiva de si mesmos, mas persistiam concepções depreciativas sobre a deficiência em geral, possivelmente em função do fracasso na escola regular, que parecem se refletir sobre a falta de perspectivas de autonomia e de melhoria de condições no trabalho. Discute-se o papel que a orientação profissional e de carreira pode desempenhar na transição de indivíduos com DI para a vida profissional.

Palavras-chave : deficiência intelectual; inclusão no mercado de trabalho; pessoa com deficiência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License