SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1O adulto com deficiência intelectual: concepção de deficiência e trajetória de carreiraInteresses e competências percebidas na infância: um estudo com crianças do ensino básico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390

Resumo

LAMAS, Karen Cristina Alves  e  BARBOSA, Altemir José Gonçalves. Características sociocognitivas de estudantes com dotação e talento: estudo comparativo. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2015, vol.16, n.1, pp. 35-48. ISSN 1679-3390.

O objetivo do estudo foi comparar fatores pessoais e contextuais e experiências de aprendizagem que podem contribuir para a escolha profissional entre estudantes com e sem características de dotação e talento (D). Participaram 275 estudantes de Ensino Médio que responderam a um questionário e a instrumentos de interesses, expectativas de resultado/valores e autoeficácia ocupacional e para escolha profissional. Os identificados com D (9,1%) apresentaram níveis mais elevados em algumas dimensões dessas variáveis. Porém, ao analisar cada série escolar, os grupos foram equivalentes no terceiro ano para as duas primeiras variáveis e no primeiro ano, na escala de valores. Conclui-se que os alunos com D precisam de orientação profissional tanto quanto seus pares.

Palavras-chave : superdotação; escolha profissional; interesses profissionais; autoeficácia; valores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License