SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Características socio-cognitivas de los estudiantes con dotación y talento: estudio comparativoDesarrollo inicial del cuestionario de prontitud para la imprevisibilidad en la carrera índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión impresa ISSN 1679-3390

Resumen

DAVID, Rute; PAIXAO, Maria Paula  y  SILVA, José Tomás da. Interesses e competências percebidas na infância: um estudo com crianças do ensino básico. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2015, vol.16, n.1, pp. 49-58. ISSN 1679-3390.

O desenvolvimento de carreira é um processo que permeia toda a vida do sujeito e tem o seu início na infância. Apesar da importância desta fase, a maioria da investigação ainda se centra em estudos com adolescentes e adultos, alertando muitos autores para a necessidade de desenvolver pesquisa nesta faixa etária. Este estudo apresenta dados relativos a um estudo sobre os interesses e competências percebidas de crianças (n = 845) dos 2º, 4º e 6º anos de escolaridade, utilizando a adaptação Portuguesa do Inventory of Children's Activities - Revised (ICA-R; Tracey & Ward, 1998). A fiabilidade dos resultados em ambas as escalas é similar ao original norte-americano. Obtivemos diferenças de género e idade nas subescalas do instrumento consistentes com dados de estudos anteriores.

Palabras clave : desenvolvimento vocacional; infância; interesses; competências percebidas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License