SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Características sociocognitivas de estudantes com dotação e talento: estudo comparativoDesenvolvimento inicial do questionário de prontidão para a imprevisibilidade na carreira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390

Resumo

DAVID, Rute; PAIXAO, Maria Paula  e  SILVA, José Tomás da. Interesses e competências percebidas na infância: um estudo com crianças do ensino básico. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2015, vol.16, n.1, pp. 49-58. ISSN 1679-3390.

O desenvolvimento de carreira é um processo que permeia toda a vida do sujeito e tem o seu início na infância. Apesar da importância desta fase, a maioria da investigação ainda se centra em estudos com adolescentes e adultos, alertando muitos autores para a necessidade de desenvolver pesquisa nesta faixa etária. Este estudo apresenta dados relativos a um estudo sobre os interesses e competências percebidas de crianças (n = 845) dos 2º, 4º e 6º anos de escolaridade, utilizando a adaptação Portuguesa do Inventory of Children's Activities - Revised (ICA-R; Tracey & Ward, 1998). A fiabilidade dos resultados em ambas as escalas é similar ao original norte-americano. Obtivemos diferenças de género e idade nas subescalas do instrumento consistentes com dados de estudos anteriores.

Palavras-chave : desenvolvimento vocacional; infância; interesses; competências percebidas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License