SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Interesses e competências percebidas na infância: um estudo com crianças do ensino básicoSignificados da educação superior: versão portuguesa do Meaning Of Education (MOE) Questionnaire índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390

Resumo

SOARES, João  e  JANEIRO, Isabel Nunes. Desenvolvimento inicial do questionário de prontidão para a imprevisibilidade na carreira. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2015, vol.16, n.1, pp. 59-70. ISSN 1679-3390.

Este artigo apresenta uma proposta de um novo questionário para avaliação vocacional, que pretende integrar alguns construtos da teoria Planned Happenstance e da teoria do Caos das Carreiras: a disposição para explorar o imprevisto e aproveitar as oportunidades do acaso, a não-linearidade, os atractores, a confiança nas competências e o otimismo. Participaram no estudo 226 adultos com idades compreendidas entre os 18 e os 63 anos. A análise das características psicométricas permitiu reter 25 itens e identificar uma estrutura composta por quatro subescalas. Obtiveram-se índices de precisão promissores e correlações moderadas a fortes com outras medidas da exploração e curiosidade, que atestam a validade de constructo. Discutem-se as potencialidades, as limitações e as implicações deste instrumento para o aconselhamento vocacional.

Palavras-chave : Teoria do caos; Aconselhamento de Carreira; Orientação Vocacional; Avaliação Psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License