SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Significados da educação superior: versão portuguesa do Meaning Of Education (MOE) Questionnaire índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390

Resumo

AUDIBERT, Alyane  e  TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. Escala de adaptabilidade de carreira: evidências de validade em universitários brasileiros. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2015, vol.16, n.1, pp. 83-93. ISSN 1679-3390.

Este estudo teve por objetivo revisar a versão brasileira da Escala de Adaptabilidade de Carreira (EAC) e obter evidências de validade e fidedignidade para a mesma. A EAC tem quatro dimensões: preocupação, controle, curiosidade e confiança. Participaram 990 universitários (64,2% mulheres), com média de idade de 25,8 anos. Os instrumentos utilizados foram uma ficha sociodemográfica e a EAC. A coleta de dados foi realizada de forma online e presencial. Como esperado, os resultados de análises fatoriais confirmatórias indicaram um ajuste satisfatório para um modelo de quatro fatores hierárquico (com um fator de segunda ordem). Os índices de fidedignidade obtidos também foram adequados. Discutem-se as limitações do estudo e sugerem-se possibilidades para estudos futuros.

Palavras-chave : adaptabilidade de carreira; orientação profissional; avaliação psicológica; universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License